O segredo de John Green

Em meio a livros eróticos e romances açucarados, o autor vem conquistando o Brasil com obras que relatam o descobrimento e os dramas da juventude. John Green introduz de maneira eficaz o Young Adult no país, gênero que não ofende a inteligência dos mais maduros e apresenta histórias mais elaboradas que os clássicos juvenis.

O mundo literário vive uma fase em que achar um livro sem um triângulo amoroso é tão aliviante quanto se livrar de uma azia.  É uma fórmula mais que batida, mas que de alguma maneira que eu não compreendo  consegue vender muito.

John Green vai salvar você que se sentia como eu. É refrescante, e esse é o segredo. Conheça os livros lançados no por aqui:

a-culpa-e-das-estrelas

A Culpa é das Estrelas

 Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

O que achei?  Esse é um dos livros mais sensíveis que você provavelmente lerá na vida.  São personagens únicos, carismáticos que lutam contra as estáticas que oscilam entre vida e morte.  Prepare-se para ótimos diálogos e momentos de emoção.

Quem é Você, Alasca?Layout 1

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.

O que achei?  Esse é um livro que apresenta todos os questionamentos comuns sobre a existência e suas vertentes. Religião, amizade e perdas…  Quem nunca refletiu sobre?

WillWill

Will & Will

 Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra… Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

O que achei?   Não é bom. É fabuloso. Esse sim é o melhor livro da lista. Escrito em parceria com David Levithan, Green mostra uma habilidade até então desconhecida: Fazer rir.  A história engraçada, inteligente e graciosa. Além de tratar os gays como deveria: com igualdade de direito e espírito.

O-Teorema-Katherine O Teorema de Katerine

Após o mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam,

O que achei?  Imagina namorar 19 pessoas com mesmo nome. Curioso, não é? Esse é único bom argumento desse livro. Sendo o mais fraco da lista, o autor erra a mão e entrega uma história com potencial, mas muito maçante.

Ainda esse mês será lançado pela editora Intrínseca o livro Cidades de Papel, que foi vencedor do prêmio Edgar de Melhor Romance de Mistério Juvenil.  Na trama, Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que um Margo invade sua vida pela janela de seu quarto, propondo a Quentin que ele a ajude em um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.

Anúncios

Comente! Sua opinião/crítca/sugestão é muito importante para nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s