#SessãoPipoca | “A INVENÇÃO DE HUGO CABRET”: uma lição de cinema.

Bem, o que posso dizer? Um filme de Martin Scorsese… Não poderíamos esperar menos. Digno das cinco estatuetas!

DADOS:

NOME: A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

DIRETOR: Martin Scorsese (Ilha do Medo)

ROTEIRISTA: (baseado num romance de) Brian Selznick

ESTRELANDO: Asa Butterfield (O Menino do Pijama Listrado), Chloë Grace Moretz (Kick-Ass: Quebrando Tudo), Ben Kingsley (Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo)

SINOPSE:

Hugo Cabret é um órfão que mora numa estação de trem na Paris da década de 1930. Quando seu pai morreu, seu tio alcoólatra (hoje em dia chamado de “alcoólicos” por algum motivo desconhecido) tomou sua tutela e o ensinou a arrumar os relógios do lugar meio que por troca de abrigo. O menino passa então a trabalhar lá e, escondido, rouba algumas peças para consertar um autômato (um robô que escreve) que é seu último elo com o pai.

A Invenção de Hugo Cabret (imagem)

No meio do caminho conhece Isabelle, uma menina totalmente viciada em livros e que deseja viver uma aventura. Juntos vão, aos poucos, desvendando um mistério muito maior do que o que imaginaram, envolvendo não apenas o robô, mas também o inventor dos efeitos visuais no cinema: Georges Méliès (que realmente existiu, e não é apenas mais um personagem).

ANÁLISE:

ROTEIRO – Não li o livro para saber da adaptação, então me desculpem por não poder comparar. Analisando a história do filme: é fantástica. Ela vaga pela vida do órfão tanto no presente quanto no passado, em flashbacks. Os personagens são cativantes e alguns, de certa forma, engraçados. Nos trechos de drama o clima muda totalmente, como se tudo (atuação obviamente, fotografia, trilha sonora, etc.) acompanhassem.

A Invenção de Hugo Cabret (imagem)

FOTOGRAFIA – Bem, sou um pouco suspeito para falar. Eu gosto muito da fotografia dos filmes do Martin então vou puxar o saco um pouquinho. haha’ Eu acho incrível o jeito que ele mistura tons azulados e avermelhados na mesma cena (não só aqui, como também em Ilha do Medo), variando só do que está no primeiro para o que está no segundo plano. O jeito que a imagem é composta e trabalhada dá a impressão de estar vendo uma pintura e, realmente, é um filme visualmente muito bonito de se ver. Vou encaixar o 3D nesse tópico: é muito bom. A tecnologia 3D e eu temos uma pequena rivalidade: ela insiste em quase nunca aparecer para mim (algumas pessoas realmente não enxergam o 3D). Entretanto em A Invenção de Hugo Cabret eu pude ver o filme todo nela, o que para mim foi mais um ponto super positivo.

ATUAÇÃO – Com um elenco muito bem selecionado (além das participações especias de Jude Law [o Dr. John Watson de Sherlock Holmes], Richard Griffiths [o tio Dursley de Harry Potter], Frances de la Tour [a Madame Maxime de Harry Potter e o Cálice de Fogo], Helen McCrory [a Narcisa Malfoy de Harry Potter] e Christopher Lee [o Saruman de O Senhor dos Anéis]) o filme tem uma ótima atuação e personagens bem trabalhados tanto pelo roteiro quanto pelos próprios atores.

OSCAR – A Invenção de Hugo Cabret se destacou no 84º Oscar sendo (juntamente com O Artista) o filme que mais ganhou prêmios, sendo eles de:

  1. Melhores efeitos visuais;
  2. Melhor edição de som;
  3. Melhor mixagem de som;
  4. Melhor direção de arte;
  5. Melhor fotografia;

(Só pra homenagear, porque merece né!)

Para quem quiser saber mais sobre o livro, confiram a resenha clicando AQUI!

 OPINIÃO SINCERA: não poderia dizer nada além de ASSISTAM ENQUANTO NÃO SAIU DE CARTAZ!! Ver no DVD/Blu-ray nunca será a mesma coisa de ver no cinema. E é claro, para os cinéfilos de plantão: “Se você já imaginou de onde vem seus sonhos, olhe em volta, aqui que eles são feitos!

PS: Agora você me pergunta “Por que você colocou no título do post ‘uma lição de cinema?’” e eu te respondo “Assista ao filme e você vai entender! :D“.

Anúncios

2 comentários sobre “#SessãoPipoca | “A INVENÇÃO DE HUGO CABRET”: uma lição de cinema.

Comente! Sua opinião/crítca/sugestão é muito importante para nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s