Resenha | Ventos Poéticos

TÍTULO: VENTOS POÉTICOS

AUTORES: (AH, UM MONTES DELES… lista aqui)

ORGANIZADOR: CRISTIANO ROSA

EDITORA: LITERATA

PÁGINAS: 100

SKOOB: http://www.skoob.com.br/livro/192733

BLOG OFICIAL: http://ventospoeticos.wordpress.com/


Sublime, Cativante e Inspirador…

Bom, antes de tudo, esse essa é uma coletânea de poemas, por isso, sairá um pouco dos padrões de resenhas aqui do blog. Afinal, como traduzir em uma sinopse um livro que fala sobre sentimentos?
It’s Impossible…

Ventos poéticos é um livro lindo, ótimo para aliviar aquela tensão causada pelos romances policiais, YA’s repletos de conflitos amorosos, Românticos infernizados por dramas familiares e os livros de suspense/terror recalcados de batimentos cardíacos e nível extremo.
Esta coletânea é como você se sentar em uma clareira, sob a sombra de uma árvore. Um dos seus lados do descampado é repleto de verde, água e frescor. O Outro só tem areia, uma areia fina, clara e quente. Nessa paisagem estranha, o que comanda é uma leve corrente de ar, o vento que movimenta a história.

Uma hora ele estará suave, soprando do lado verdejante, te trazendo paz, fazendo com que você reflita sobra a vida, o amor, a paixão e a amizade…
Outras horas ele estará tempestuoso, soprando do lado quente, jogando a areia em seus olhos e arranhando sua pele, te fazendo pensar sobre suas escolhas, seus medos, suas paixões secretas e proibidas.
Mas há o momento em que ele circundará toda a paisagem, mesclará o frescor com o calor, a maciez com a aspereza, a vida com a morte, a beleza e a feiura, o amor e o ódio, a alegria e a tristeza, simplesmente tudo. Opostos, que de tão opostos se misturam e se confundem. Tudo se torna um só, confunde a mente, liberta a alma e toca fundo…

Resenhar poesia é isso, não se pode – é quase errado – traduzir, tentar interpretar sentimentos em letras finitas e sólidas.

Mas, para não ficar apenas em palavras poéticas, eu digo: O livro é magnífico, algumas poesias são capazes de traduzir tudo o que você sente naquele momento em pouquíssimas linhas, outras te fazem refletir sobre muitas coisas que ainda não havia pensado, umas apenas existem, te tocam em algum lugar desconhecido e passam…
O tamanho e o foco delas varia bastante, certo momento você pode ler algo romântico e fofo, outra hora, algo trágico e mórbido. Algumas são bem fáceis de entender – como as vovós diriam: Melzinho na Chupeta. – outras são mais complicadas e requerem uma leitura e releitura.
Algumas eu simplesmente não fui com a cara, era boa, mas… Não combinavam comigo… hehe
Mas, contextualizando tudo, é um livro ótimo, que eu leria agora, amanhã, e depois novamente. Minha vontade é pegar uns vários marca-textos e grifar os títulos, cada um correspondendo um sentimento que aquele poema traz. Assim poderia ler cada um, num momento apropriado. Depressivas em dias nublados, alegres em dias ensolarados, mórbidas em dias húmidos, picantes em dias extremamente quentes… E por aí vai…

A CAPA: Será que eu comento? …




Ok, não gostei… a idéia foi boa, mas a tonalidade de cores e o trabalho photoshopático foi terrível…
Maaas, paciência… hehe…

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Tempestuoso.


Meu agradecimento especial vai para o Cristiano Rosa, organizador da antologia e também o Cara que cedeu o exemplar pra resenha.

Logo teremos mais uma coletânea organizada por ele, desta vez de CRÔNICAS. =D
Vejam mais no blog oficial: http://cronicasdafantasia.wordpress.com/

E para saber mais sobre o organizador e seu trabalho maravilhoso, visitem o blog dele: http://www.blogcriandotestralios.com/

*-*

PS: Sei que a resenha, e tudo o mais no blog anda tendo um tom meio meloso, mas, paciência… O amor está no ar… U.U

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha | Ventos Poéticos

  1. Pingback: Resenhas por aí… « Ventos Poéticos

Comente! Sua opinião/crítca/sugestão é muito importante para nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s