Resenha | Apátrida

TÍTULO: APÁTRIDA

AUTORA: ANA PAULA BERGAMASCO

EDITORA: TODAS AS FALAS

PÁGINAS: 338

SKOOB: http://www.skoob.com.br/estante/livro/9110877


Uma Paixão, Uma Guerra, Vários Destinos…

Irena nasceu na Polônia, lá ela vivia com sua enorme família de forma feliz. Lá ela conheceu Jacob, um menino judeu, por quem ela se apaixonou ao longo de sua convivência como criança. Lá ela também presenciou a tragédia e uma guerra que mudaria para sempre sua vida.
Uma guerra que a faria perder amigos, irmãos, conhecidos e até mesmo pessoas que ela nem ao menos sabia quem eram.
Uma guerra que a faria se distanciar do grande amor de sua vida.
Uma guerra que traria dor. Muita dor.

A Capa e a História: Eu achei fantástica! Porém eu preferiria que numa segunda edição tivesse uma rosa na chuva, entendam com o trecho a seguir:

“Não senti ele se aproximar. Só percebi quando tocou o meu braço e gentilmente colocou-me de frente. Não sorriu…
Depois, não se importando com a chuva abundante, correu e colheu uma rosa vermelha. Entregou-me e disse que era a segunda rosa que me dava. A primeira, um desenho, onde a flor continuaria sempre dentro da tempestade. A segunda, resgatada da chuva, com seu tempo de vida contado, uma vez que teve de ser colhida e não teria mais a seiva da vida.
– Irena, eu fiz uma escolha. Ela consistiu em tirar-me de dentro da tempestade. A nós dois. Perdoe-me por ela. Era a única que daria a oportunidade de termos paz.”

Só de lembrar dessa (e de muitas outras) cenas do livro eu me acabo de chorar (eu realmente chorei litros e mais litros de lágrimas), a história é muito linda, muito trágica, muito real.
Imagino o quanto a autora não teve que pesquisar para fazer uma história tão bem montada, cronológica e totalmente fundamentada. Até hoje me pego pensando se tudo aquilo não foi realidade…

Uma palavra que definiria o livro: Impecilhos.

3 comentários sobre “Resenha | Apátrida

Comente! Sua opinião/crítca/sugestão é muito importante para nós!

